sábado, 13 de dezembro de 2008

O Mercado Pune

Parafraseando Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, que disse “a bola pune”. Eu digo, o Mercado Pune.
Nessa feliz frase, o técnico são-paulino resumiu toda a dinâmica do mercado. Quando Muricy fez este comentário, o técnico se referiu ao seu time, que por várias vezes durante a partida teve a oportunidade de “matar” o jogo e não o fez. E logo depois, num contra-ataque sofrido pelo time tomou o gol e perdeu o jogo.

O Mercado é exatamente assim. Estudamos o papel, fazemos a análise, montamos a operação, entramos na ação, tudo certo, e na hora de finalizar a operação não finalizamos, e num movimento inesperado, somos estopados com prejuízo.

Exemplificando, iniciamos uma operação de compra, passado alguns dias, estamos com lucro. Após dois dias, o mercado deixa sinal claro de topo, no dia seguinte, outro sinal, e não finalizamos a operação. No dia que segue, o mercado vira bruscamente e nós estopa. É VERDADE, QUE NEM SEMPRE O MERCADO DÁ SINAL DE TOPO E NÓS ESTOPA. MAS EM GRANDE PARTE ELE DEIXA O SINAL E O IGNORAMOS.

O mais importante de uma operação é a sua finalização. Então, quando o mercado nós dá a oportunidade de finalizar um “Trade” com lucro, temos que encerra-lo. Não é preciso fazer o “Trade” mais lindo de nossa vida todo santo dia, mas é necessário fazer “Trades” vencedores para adquirir confiança. No futebol, você não precisa fazer o gol mais bonito, você precisa fazer o gol para ganhar confiança, para quem sabe no futuro, fazer um belo gol.

Nenhum comentário: