segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bolsa de Valores X Poker (republicação)

As similaridades entre a Bolsa de Valores e o Poker são enormes.

Primeiro vou contar a história de um amigo que vive do Poker.

Tenho um amigo muito inteligente, absurdamente inteligente, ele é programador , um dos melhores do Brasil.

Nós crescemos juntos, morávamos no mesmo prédio, nos jogávamos futebol toda a semana. Ele me contou que estava ganhando algum dinheiro com o Poker, e que estava pensando em largar o emprego (bom emprego) e se dedicar ao Poker.

Dito e feito, há um ano e meio atrás, meu amigo parou de trabalhar e começou a se dedicar integralmente ao Poker, mudou-se para uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, onde pratica seus esportes favoritos.

Logo que ele pensou em largar o trabalho, eu perguntei - “Qual é a sua garantia que você vai ganhar sempre, pois em um jogo de azar todos tem a mesma possibilidade de ganhar?”, meu amigo disse “Estou estudando muito, sei muito mais que a maioria dos que jogam Poker, se todos saberem o que eu sei, ninguem ganhará, apenas a mesa” e completou “Eu posso perder um mês ou dois meses como já aconteceu, mas no Longo Prazo eu ganho”.

Pesquisei um pouco sobre o Poker e percebi que existem diversas técnicas, e que meu amigo foi sábio em dizer que se todos soubessem o que ele sabe, o jogo fica no zero a zero, e só a mesa ganhará.

Contada a História, vou colocar as semelhanças entre a Bolsa de Valores e o Poler.

No Poker existem os jogadores, que podemos comparar aos investidores. No Poker tem mesa, a cada rodada os jogadores deixam algum pagando a “rodada”. Os bancos, corretoras, etc, nada mais são que a “mesa” do Poker, pois os mesmos tiram o dinheiro dos investidores, através da corretagem, taxa pra cá, taxa pra lá. Podemos até colocar os que roubam (sabem as cartas dos outros), como os insider dos mercados – o que é crime em ambos casos.

Bom, para meu amigo ter conseguido parar de trabalhar e ter algum sucesso jogando Poker, além da sua inteligência fora do comum, ele teve que estudar muito, saber muito mais que os outros, para além de ter lucro, ter um lucro bom no Longo Prazo. Para se ter uma idéia, meu amigo tem um histórico dos jogadores, dos quais ele tem mais vitorias, os mais fáceis de tirar dinheiro, característica de cada jogador, etc. Fora um programa que usa de apoio, que dá as chances dele ganhar uma rodada com determinadas cartas.

Resumindo, na Bolsa de Valores, para eu ser um trader de algum sucesso, eu tenho que ter uma inteligência acima da média, dominar as técnicas, conhecer meus oponentes e saber muito mais do que a maioria dos investidores. Caso contrário, pagarei religiosamente todo mês a “mesa”.

Nenhum comentário: