domingo, 18 de abril de 2010

Comparação - PETR4 X VALE5

A maioria dos investidores já repararam e vêm comentando sobre a diferença de valorização (ou desvalorização) da PETR4 e da VALE5.

Em uma análise de dois anos, é possível observar os papéis da Petro e da Vale seguem um mesmo padrão. O gráfico de dois anos é claro com relação a isso, invariavelmente os papeís tem um movimento parecidos e tendem a se encontrar, até mesmo em um momento que houve deslocamento com relação da Petro em relação a Vale (quadrado amarelo), o movimento dos papéis são similares.

Gráfico 2 anos




Em uma análise de 1 anos, já podemos ver como a Vale tem uma valorização grande, enquanto a Petr se mantém, aparentemente, em uma zona de congestão. Mas esse gráfico, deixa muito claro os movimentos que ambas tiveram.


Gráfico de 1 ano.



Entretanto, o que mais impressiona, é o que vem acontecendo de uns 4 meses pra cá. A valorização da Vale frente a Petr é surreal, e o que se destaca, ainda mais, são as 4 últimas semanas em que a Vale teve uma tendência altista (linhas amarelas), enquanto a Petro uma tendência baixista (linhas azuis).

Gráfico 4 meses

Posto isto, não é possível afirmar qual movimento os papéis tomarão.

Pelo histórico, os papéis tendenriam a se encontrar depois de um tempo, e para mim é o qua vai acontecer quando houver a definição sobre a capitalização da Petro.

Alguns afirmam, que existe um movimento forte, em que os investidores estão prefirindo a Vale ao invés da Petro. Na minha opinião, é muito cedo para fazer tal afirmativa. Mas que é preciso ficar atento, não há dúvidas, pois caso tal afirmativa se confirme, pode existir um efeito manada e, consequentemente, um movimento muito forte. Por ora, é apenas um movimento pontual.

Nenhum comentário: