terça-feira, 31 de março de 2009

Março: Um mês de alívio

Bovespa sobe no dia e encerra março com ganho de mais de 7%

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou esta terça-feira em alta de 0,67%, aos 40.925,87 pontos, depois de acumular queda de 4,5% nos últimos dois pregões. A Bolsa encerrou o mês com ganho acumulado de 7,18%, enquanto o trimestre registrou alta de 8,99%. A cotação do dólar comercial fechou em R$ 2,319, acumulando queda de 2,19% em março, a maior desvalorização mensal desde abril do ano passado.

Os investidores reduziram suas preocupações com as instituições financeiras após o banco britânico Barclays ter se negado a participar de um plano de proteção de ativos do governo.

"A gente sente que o mercado está menos carregado, depois de ter atingido níveis horrorosos", avaliou Luis Piason, gerente de operações de câmbio da corretora Concórdia, referindo-se ao desempenho dos mercados no ápice da crise global, entre setembro e novembro do ano passado. "Nos últimos dois dias, o dólar deu uma subida forte e hoje está voltando", acrescentou.

Nos Estados Unidos, dois indicadores econômicos divulgados nesta terça trouxeram dados levemente abaixo do esperado. O índice de confiança do consumidor marcou 26 pontos em março, ante uma previsão de 28. O indicador Chicago PMI (sobre a atividade na região) registrou 31,4 pontos, abaixo dos 34,3 esperados.No Brasil, o Tesouro Nacional divulgou dados mostrando que o governo teve, pela primeira vez desde o início da série histórica, déficit fiscal primário no mês de fevereiro.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: