segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Situação Hipotética - Opções

Resolvi criar uma situação hipotética sobre lançamento coberto.

Lançamento coberto é quando você possui as ações de uma empresa e lança opções dessas ações.

Exempificando: Eu tenho 1.000 ações da Petr4, lanço 1.000 opções de Petr4 (com vencimento em 15 de fevereito e com o valor de exercício em R$ 25,32). A opção que eu lancei seria a PETRB26, eu ficaria com o prêmio da opção R$ 1,12 (cada) e até 15 de fevereiro me comprometeria a entregar minhas Petr4 no valor de R$ 25,32 para o comprador da opção.

O tema "'opção" é muito mais complexo do que eu tentei expor em 5 linhas. No decorrer do ano, eu colocarei mais sobre essa questão.

Posto isso, eu quero colocar três hipotéses plausíveis de venda coberta, e no decorrer do ano, eu quero saber qual terá a maior rentabilidade.

Para simplificar, vou colocar 3 pessoas e nomeá-las de João, Pedro, e José. Todos começaram com 1.000 ações da Petr4, ou seja, R$ 23.750,00. Entretanto, cada uma terá uma estratégia diferente de lancamento coberto.

O primeiro, João, fará o lançamento com um strike acima (se ação está R$ 24,00, o preço de exercício da opção será o próxima acima de R$ 24,00), e no vencimento das opções anteriores, ou seja, quando as opções "B" vencerem no15 de fevereiro, João lançará as opções de vencimento "C", e assim por diante.

O segundo, Pedro, fará o lançamento dois strikes acima (se ação está R$ 24,00, o preço de exercício da opção será a "segunda" acima de R$ 24,00), e no vencimento das opções anteriores, ou seja, quando as opções "B" vencerem no dia 15 de fevereiro, Pedro lançara as opções de vencimento "C", e assim por diante.

O terceiro, José, fará o que o blogueiro quiser (lógico que postarei tudo o que eu fizer).


Regras:


1) O Capital inicial é de R$ 23.770,00;

2) A corretagem será de R$ 20,00 pelo Homebroker e R$ 70,00 pela mesa de operação. Isto é, caso eu seja exercido, o custo da corretagem será de R$ 70,00;

3) Para ficar claro, as cotações serão sempre do fechamento;

4) No caso de João e Pedro, o prêmio será utilizado para comprar mais ações, entretanto, valor terá que ser igual ou maior a 100 ações;

5) No cado de José, o prêmio será utilizado para comprar mais ações, e quando o blogueiro quiser - lógico que postarei o que eu fizer.

6) Para facilitar, Caso alguem seja exercido em alguma hipótese, o exercício só ocorrerá no dia do vencimento - como acontece em 95% dos casos.

Nenhum comentário: